Uma dor de garganta pode ter causas diferentes. Estas incluem inflamação da garganta causada por infeções na garganta e na região da garganta: laringite, faringite ou amigdalite. Oito em cada dez casos de faringite são causados por um vírus. Tal como acontece com uma constipação ou gripe, a forma mais comum de infeção é o contato direto com uma pessoa infectada pelo vírus. Além desta forma de transmissão, alguns fatores aumentam o risco de inflamação da garganta causada por uma infeção viral, como contacto com substâncias irritantes (incluindo fumo ou produtos químicos irritantes), falar muito alto, esforço excessivo das cordas vocais ou outra infeção do aparelho respiratório.
Laringite
Sintomas de laringite aguda1
A laringite é contagiosa e geralmente é causada por um vírus que pode ser transmitido pelo aperto de mão. Os sintomas mais comuns de laringite causados por esta infecção respiratória são2
- Tosse seca
- Rouquidão ou sensação de nó na garganta
- Uma alteração no som da sua voz (disfonia) ou incapacidade de falar (afonia)
- Sensação de formigueiro na garganta
- Dor de garganta
- Dificuldade em engolir
Tratamento da laringite aguda3
Na maioria dos casos, estas infeções curam-se em poucos dias, o que significa que o tratamento da laringite viral por vezes não é necessário. No entanto, os sintomas podem ser amenizados com certas medidas. Incluem:
- Descansar a voz;
- Não fumar e evitar contacto com substâncias irritantes (tais como detergentes químicos no ar circundante).
- Usar um humidificador para uma boa humidade do ar;
- É aconselhável evitar comer alimentos quentes e condimentados;
- Beber bastante água para se manter bem hidratado;
- Lavar bem as mãos para evitar a propagação da infecção viral;
Faringite
Sintomas de faringite aguda4
Além da dor de garganta, outros sintomas de faringite vírica são gânglios linfáticos avermelhados e inchados, que podem ocorrer em maior ou menor grau dependendo do indivíduo. A faringite lateral, por exemplo, é uma forma especial de faringite aguda, em que os canais linfáticos laterais ficam inflamados. Os canais laterais são os canais linfáticos da garganta, que vão de cima para baixo da parede posterior da faringe. Desde esses canais linfáticos estão localizados nos lados direito e esquerdo da faringe, os médicos também falam de angina lateral no caso de inflamação. Causa inchaço grave dos canais linfáticos, ficam vermelhos e são pontilhados com manchas brancas. Os canais laterais começam na trompa de Eustáquio (Tuba Auditiva) entre o ouvido e a faringe, razão pela qual a dor de ouvido pode ocorrer na faringite lateral.
Tenha em atenção que a faringite é contagiosa.
Os sintomas mais comuns da faringite bacteriana são:
- Dor de garganta muito intensa com dificuldade em engolir;
- Febre com temperatura acima de 38ºC;
- Acumulação de pus na parte posterior da garganta;
- Desconforto e dor geral, que podem irradiar para o ouvido;
Em cada caso e em caso de dúvida é aconselhável consultar um médico para determinar a causa da doença.
Tratamento da faringite aguda5
Tal como acontece com a laringite, os sintomas da faringite viral também podem ser amenizados com alguns remédios caseiros6, que incluem:
- Gargarejar com água salgada: o sal possui propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar os patogénios. Além disso, o sal ajuda a lubrificar as membranas mucosas e a reduzir o inchaço;
- Beber bastante água;
- Tratar da sua voz com cuidado: é melhor descansar e também falar o mínimo possível para não forçar a garganta;
- Comer sopa e alimentos moles: no caso da faringite, a alimentação pode tornar-se um desafio, pois cada deglutição pode ser dolorosa. Por esse motivo, recomenda-se sopas quentes e alimentos moles para evitar forçar desnecessariamente a garganta;
- Se fuma, deve abandonar esse hábito enquanto estiver com faringite. Fumar é nocivo para a saúde e pode agravar a doença;
- Evitar alimentos que irritem a garganta e causem mais queixas;
- Descanso: se tiver febre ou dores musculares causadas por faringite, é melhor deitar-se e não fazer esforço. Isso permitirá que seu corpo se concentre no combate à infecção.
Uma observação importante sobre antibióticos: a faringite viral é uma doença que não é tratada com antibióticos, pois a causa é um vírus e não uma bactéria. Os antibióticos não são eficazes contra vírus e podem ser contraproducentes quando tomados sem supervisão médica.
Amigdalite
Sintomas de amigdalite aguda7
Como já mencionado, na maioria dos casos, uma infeção inflamatória do trato respiratório superior é causada por um vírus. Uma amigdalite é, portanto, infeciosa. Os sintomas de amigdalite são:
- Amígdalas palatinas inflamadas;
- Mau hálito;
- Mau-estar geral;
- Ressonar;
- Dor de garganta que irradia para os ouvidos;
- Febre;
- Dificuldade em engolir;
- Voz rouca e tosse;
Tratamento da amigdalite aguda8
Por se tratar de uma doença viral, o tratamento com antibióticos não é apropriado. Em vez disso, trate com repouso, ingestão suficiente de líquidos e tomando medicamentos que aliviem a dor, a inflamação e a dor de garganta associadas à infeção.
- Beba bastantes líquidos, como água, sopa, chá com mel e limão ou caldo, para manter a garganta lubrificada, aliviar a dor de garganta e prevenir a desidratação.
- Evite alimentos quentes, picantes e ácidos.
- Beba bebidas quentes, como água morna com mel. Comida fria também pode ajudar. Comer gelado também é recomendado para a dor de garganta.
- Use um humidificador de ar. Também pode passar alguns minutos no banho de vapor.
- O descanso é muito importante para que o corpo recupere o mais rápido possível.
- Faça gargarejos com água morna e sal. Pode ser calmante, mantém as membranas mucosas lubrificadas e reduz o inchaço.
- Evite certas substâncias que irritam a garganta, como fumo ou vapores de detergentes.
Medicamentos para aliviar a dor de garganta
No caso de uma inflamação causada por uma infeção viral, apenas os sintomas são combatidos. Os antibióticos são ineficazes contra vírus.
Strepsils possui uma ampla gama de produtos para ajudar a aliviar e tratar os sintomas de dor e garganta irritada. Ao primeiro sinal de dor de garganta, recomendamos Strepsils Mel e Limão Pastilhas, pois proporciona ação anti-sética e auxilia no alívio da dor.
Se a sua garganta estiver extremamente dolorida e inflamada, Strepfen Spray e as pastilhas podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Ambos os produtos são anti-inflamatórios, aliviam a dor e reduzem o inchaço. O spray para a garganta, em particular, tem um efeito duradouro, reduzindo a dor e a inflamação por até 6 horas.
Quando devo consultar um médico sobre dor de garganta ou inflamação na garganta?
Uma inflamação viral cura-se com a ajuda das defesas do próprio organismo, do repouso e da ingestão de líquidos e, em alguns casos, pode ajudar a tomar medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.
Se os sintomas persistirem ou piorarem após três dias, é fundamental consultar um médico, que avaliará os sintomas como um todo e possivelmente oferecerá outro tratamento. Também é recomendado consultar o seu médico se ocorrerem novos sintomas, como por exemplo:
- Dificuldade ao respirar;
- Tosse, acompanhada de um pouco de sangue (saliva rosa ou vermelha);
- Dor mais intensa na garganta;
- Qualquer tipo de problema de ouvido.
Se for uma criança, é fundamental ir ao pediatra caso sejam detectados sintomas como mais saliva que o normal, respiração ofegante, problemas respiratórios ou temperatura igual ou superior a 39ºC.
Uma infeção causada por uma bactéria geralmente leva a dor localizada pronunciada e temperatura mais elevada (geralmente acima de 38,5ºC), gânglios linfáticos inchados e amígdalas com camada esbranquiçada. O risco de infeção aumenta quando se encontra perto da pessoa doente. A transmissão geralmente ocorre ao espirrar, tossir ou falar. Consulte o seu médico.
Geralmente, é aconselhável ir ao médico se houver suspeita de amigdalite, principalmente quando o paciente é jovem, ou os sintomas são muito pronunciados.
Os Nossos Produtos
Como prevenir dores de garganta
Existem passos que pode seguir para fortalecer o sistema imunitário e reduzir a hipótese de vir a ter dores de garganta:
- Faça uma dieta equilibrada – muitas frutas e vegetais;
- Tenha uma boa noite de sono – oito horas por dia, geralmente, são suficientes para a maioria das pessoas;
- Faça bastante exercício – ao ar livre é melhor;
- Tente evitar o stress - mesmo que a vida diária seja muitas vezes atribulada, tente desenvolver formas de relaxar;
- Evite fumar de forma ativa e passiva se estiver grávida;
- Fortaleça o seu sistema imunitário - é fácil fazê-lo com remédios caseiros, como smoothies de frutas, para aumentar as suas defesas;
- Beba bastantes líquidos para manter a faringe lubrificada;
- Certifique-se de que existe um bom clima interior - evite correntes de ar e garanta que existe humidade suficiente;
- Naturalmente, e se possível, deve evitar contato próximo com outras pessoas constipadas.