Uma dor de garganta pode ser causada por vários fatores, incluindo causas ambientais e infeções.

O ar que respiramos afeta diretamente a saúde da nossa garganta1. Pode conter poluentes, alergénios ambientais, bactérias ou vírus. Para proteger de infeções, a garganta é revestida por uma camada de muco que mantém as membranas faríngeas lubrificadas. Essa camada de muco também contém células do sistema imunitário, enzimas e anticorpos que fornecem defesa contra corpos estranhos. Quando as defesas da garganta estão comprometidas, fatores ambientais e germes podem causar dores de garganta dolorosas.

As causas ambientais mais comuns de dor de garganta incluem:

1. Qualidade do ar

Mudanças na temperatura e na humidade do ar podem afetar a camada protetora de muco da garganta e resultar em irritação na garganta. O ar frio e seco, em particular, afeta o processo de autolimpeza do trato respiratório, secando-o e comprometendo a barreira protetora. Isto, por sua vez, compromete os mecanismos de defesa da garganta e aumenta a probabilidade de uma infeção. As mudanças sazonais na temperatura e humidade do ar não são as únicas culpadas - os sistemas de ar condicionado são igualmente responsáveis.

 

2. Alergias e rinite alérgica2 

A rinite alérgica sendo causada por alergénios e pólens no ar também pode contribuir para irritações na garganta. À medida que inspira, o ar flui para os brônquios através do nariz, boca e garganta e é quando os pólens no ar podem entrar em contato com as membranas mucosas. O corpo então liberta histamina, o que pode fazer com que algumas pessoas sintam uma sensação de comichão na garganta ou no céu da boca, bem como nos olhos e no nariz. A rinite alérgica é em grande parte sazonal, geralmente atingindo um pico no final da primavera.

 

3. Tabagismo ativo e passivo3

Quando o muco faríngeo está intacto, cria uma barreira protetora e impede que os germes penetrem no tecido da garganta. A exposição ao fumo do tabaco, seja ativa ou passiva, por um longo período de tempo pode causar danos à camada de muco da garganta.

Importante: O tabagismo passivo é tão potencialmente prejudicial para a garganta quanto o tabagismo ativo. Em ambos os casos, o ar inalado contém substâncias prejudiciais à barreira mucosa.

 

4. Poluição ambiental

Partículas e poluentes provenientes de processos industriais e do tráfego podem causar inflamação da garganta, irritando a membrana mucosa e as células que estariam protegidas por esta.

 

5. Infeções sazonais conhecidas

Vírus e bactérias podem danificar a camada de muco da garganta, penetrando na barreira protetora e multiplicando-se dentro dela. Isso causa inflamação, que resulta em dor, inchaço e vermelhidão na garganta.

 

6. Contacto social

Quando estamos perto de outras pessoas, há uma chance razoável de sermos infetados por vírus e bactérias que possam carregar. Falar, gritar e cantar pode libertar gotículas no ar, contendo vírus e bactérias. Essas ações também podem irritar a garganta e distender as cordas vocais e os músculos da garganta. Mais de 100 vírus diferentes podem causar constipação, a maioria dos quais é transmitida por meio de gotículas infetadas que entram no ar, geralmente ao espirrar ou tossir. Se o sistema imunitário estiver comprometido, o risco de infeção é ainda maior. Os germes que resultam nestas doenças podem ser encontrados em todos os tipos de superfícies. Portanto, deve-se ter especial cuidado em espaços públicos e usar um lenço de papel se precisar tossir ou espirrar para evitar infetar outras pessoas.

Strepsils possui uma ampla gama de produtos para ajudar a aliviar e tratar os sintomas de dor e garganta irritada. Ao primeiro sinal de dor de garganta, recomendamos Strepsils Mel e Limão Pastilhas, pois proporciona ação anti-sética e auxilia no alívio da dor.

Se a sua garganta estiver extremamente dolorida e inflamada, Strepfen Spray e as pastilhas podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Ambos os produtos são anti-inflamatórios, aliviam a dor e reduzem o inchaço. O spray para a garganta, em particular, tem um efeito duradouro, reduzindo a dor e a inflamação por até 6 horas.

Quando consultar um médico por causa de dor de garganta?4

Embora a maioria das dores de garganta melhore com o tratamento com pastilhas ou sprays para a garganta, bebendo bastantes líquidos e descansando o suficiente, em alguns casos pode ser necessário consultar um médico. Se os seus sintomas persistirem, não melhorarem ou se agravarem, consulte o seu médico. Aqui estão algumas coisas a serem observadas:

  • Sintomas pioram ou não melhoram após 3 dias, mesmo depois de ter tomado medidas para aliviar a dor de garganta;
  • Sintomas incluem falta de ar, dificuldade em respirar ou dificuldade grave em engolir;
  • Temperatura corporal elevada.

Se os sintomas não melhorarem após tratar a dor de garganta conforme as instruções do médico, deve retornar ao médico para exames adicionais.

Como prevenir dores de garganta5

Existem passos que pode seguir para fortalecer o sistema imunitário e reduzir a hipótese de vir a ter dores de garganta:

  • Faça uma dieta equilibrada – muitas frutas e vegetais;
  • Tenha uma boa noite de sono – oito horas por dia, geralmente, são suficientes para a maioria das pessoas;
  • Faça bastante exercício – ao ar livre é melhor;
  • Tente evitar o stress - mesmo que a vida diária seja muitas vezes atribulada, tente desenvolver formas de relaxar;
  • Evite fumar de forma ativa e passiva se estiver grávida;
  • Fortaleça o seu sistema imunitário - é fácil fazê-lo com remédios caseiros, como smoothies de frutas, para aumentar as suas defesas;
  • Beba bastantes líquidos para manter a faringe lubrificada;
  • Certifique-se de que existe um bom clima interior - evite correntes de ar e garanta que existe humidade suficiente;
  • Naturalmente, e se possível, deve evitar contato próximo com outras pessoas constipadas.
Fontes
  1. Ebell MH, et al. JAMA 2000;284:2912–8