As dores de garganta geralmente aparecem assim que acordamos e deixa de ser um começo de dia relaxante. Mas mesmo que acorde de manhã com dor de garganta e dificuldade em engolir, isso pode não estar diretamente relacionado com uma infeção viral. Em particular, se acorda regularmente, ou mesmo todas as manhãs, com dor de garganta, pode ser uma indicação de outras causas. Pode ser apenas garganta seca ou a garganta pode estar um pouco áspera. Se não melhorar depois de beber bastante água, talvez precise de perguntar a si próprio:
Porquê que estou com dor de garganta pela manhã?
As causas mais comuns de irritação na garganta ao acordar são:
1. Dormir com a boca aberta1
É melhor respirar pelo nariz para que a boca e a garganta não ressequem. Quando as vias nasais estão bloqueadas, respiramos pela boca, o que pode deixar a garganta seca e irritada.
2. Refluxo ou azia
Para pessoas que sofrem de refluxo ou azia, os sintomas podem piorar quando se deitam, pois esta posição facilita a subida do ácido gástrico para o esófago2. Pessoas com essas condições queixam-se com mais frequência de dor de garganta ao acordar. Se sofre dessas condições, é importante certificar-se de que come os alimentos certos. Assim, por exemplo, antes de dormir, deve evitar alimentos gordurosos e muito picantes e reduzir o consumo de álcool. O stress e o excesso de peso também são fatores que pioram a doença do refluxo.
3. Constipação
Uma constipação ou gripe pode causar dor de garganta pela manhã. Por exemplo, tossir à noite ou dormir com a boca aberta quando o nariz está entupido. Isto é frequentemente acompanhado por sintomas como dor de cabeça, tosse, cansaço ou congestão nasal3. Neste caso, é particularmente importante descansar e dormir bastante. Porque o sono não só ajuda a melhorar o seu humor, mas também beneficia o seu sistema imunitário. Também é importante beber muitos líquidos.
4. Correntes de ar e baixa humidade do ar
As correntes de ar e a baixa humidade no quarto podem causar irritações e garganta seca, o que pode resultar em dor de garganta pela manhã. Para evitar dor de garganta ao acordar, recomendamos beber bastante água ao longo do dia e antes de dormir. Um humidificador de ar pode ajudar a melhorar a atmosfera do seu quarto.
Idealmente, a humidade deve estar entre 40 e 60%. Se tiver uma janela aberta, também precisará de garantir que não cria correntes de ar frio no quarto.
5. Ressonar
O ato de ressonar pode ressecar a membrana mucosa, resultando em garganta seca. A principal causa de uma pessoa ressonar é o relaxamento do sistema muscular da garganta. As pessoas que respiram pela boca durante o sono são as que mais sofrem com isso.
6. Outras causas4
Além das causas acima, outros fatores de risco podem contribuir para que acorde com dor de garganta. Incluem fumar, alergias (pó doméstico) e influências ambientais (por exemplo, partículas ou emissões industriais).
Como evitar acordar com dor de garganta:
- Use roupas quentes quando estiver frio dentro de casa;
- Evite ventoinhas e correntes de ar mantendo as janelas bem fechadas no tempo frio;
- Evite o uso frequente de ar condicionado no verão;
- Se a humidade do ar na sua casa for muito baixa, durma com um humidificador de ar;
- Use soluções nasais para limpar as vias nasais e as membranas mucosas;
- Coloque uma colher de chá de sal num copo de água quente e faça gargarejos antes de dormir para humedecer a mucosa faríngea;
- Durma de lado e não de costas. Isso ajudará a respirar pelo nariz, e não pela boca.
Como aliviar uma dor de garganta ao acordar:
- Tomar banho quente pela manhã; o vapor fornecerá humidade para a sua garganta;
- Beber chá de gengibre ou camomila;
- Gargarejar com água salgada;
- Inalar vapor.
Medicação para aliviar dor de garganta
Strepsils possui uma ampla gama de produtos para ajudar a aliviar e tratar os sintomas de dor e garganta irritada. Ao primeiro sinal de dor de garganta, recomendamos Strepsils Mel e Limão Pastilhas, pois proporciona ação anti-sética e auxilia no alívio da dor.
Se a sua garganta estiver extremamente dolorida e inflamada, Strepfen Spray e as pastilhas podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Ambos os produtos são anti-inflamatórios, aliviam a dor e reduzem o inchaço. O spray para a garganta, em particular, tem um efeito duradouro, reduzindo a dor e a inflamação por até 6 horas.
Quando consultar um médico
Embora a maioria das dores de garganta melhore com a ingestão de bastantes líquidos, descanse e trate com sprays e pastilhas para a garganta, em alguns casos, pode ser necessário recorrer a aconselhamento médico.
Procure os seguintes sintomas5:
- Temperatura corporal elevada;
- Desidratação;
- Agravamento dos sintomas;
- Dor de garganta com duração superior a 3 dias, apesar de tomar medidas para aliviá-la;
- Dificuldade respiratória;
- Dificuldade em engolir;
- Tosse com muco;
- Pus na garganta;
- Dificuldade em abrir a boca;
- Dor de garganta/dor de ouvido;
- Dor na testa ou na região da mandíbula.
Se os seus sintomas não melhorarem após tratar a dor de garganta conforme as instruções do médico, deve voltar ao médico para um exame mais aprofundado.
Os Nossos Produtos
Como prevenir dores de garganta6
Existem passos que pode seguir para fortalecer o sistema imunitário e reduzir a hipótese de vir a ter dores de garganta:
- Faça uma dieta equilibrada – muitas frutas e vegetais;
- Tenha uma boa noite de sono – oito horas por dia, geralmente, são suficientes para a maioria das pessoas;
- Faça bastante exercício – ao ar livre é melhor;
- Tente evitar o stress - mesmo que a vida diária seja muitas vezes atribulada, tente desenvolver formas de relaxar;
- Evite fumar de forma ativa e passiva se estiver grávida;
- Fortaleça o seu sistema imunitário - é fácil fazê-lo com remédios caseiros, como smoothies de frutas, para aumentar as suas defesas;
- Beba bastantes líquidos para manter a faringe lubrificada;
- Certifique-se de que existe um bom clima interior - evite correntes de ar e garanta que existe humidade suficiente;
- Naturalmente, e se possível, deve evitar contato próximo com outras pessoas constipadas.
