Dor de garganta causada por infeções virais e bacterianas

A dor de garganta geralmente é causada por uma infeção1, seja viral ou bacteriana. Cerca de 80% de todas as dores de garganta são causadas por uma infeção viral e apenas 20% por uma infeção bacteriana2. 

Quatro factos que deve saber sobre infeções virais e bacterianas3

  1. A faringe está exposta a milhares de vírus infeciosos que circulam no ar que respiramos.
  2. Os vírus típicos incluem rinovírus, vírus da gripe, vírus corona e vírus sincicial respiratório (VSR).
  3. Como a maioria das dores de garganta são causadas por vírus, os antibióticos são um tratamento ineficaz e, se usados de forma inadequada, podem contribuir para que os organismos desenvolvam resistência a qualquer tratamento.
  4. A causa bacteriana mais comum em dores de garganta graves ou recorrentes são os streptococcus do grupo A (GAS, 15-30% dos casos), e é mais comum em crianças e bebés.

Quando respiramos, vírus e bactérias conseguem penetrar na barreira protetora do muco e infectar o muco faríngeo. Os patogénios multiplicam-se e danificam o tecido da garganta, causando inflamação e dor de garganta. Essa inflamação faz com que a garganta e a cavidade faríngea fiquem vermelhas e contraídas e irritadas. 

Saiba a diferença entre uma infeção viral e uma infecção bacteriana

Dores de garganta causadas por infeções virais e bacterianas partilham muitos sintomas comuns, por isso pode ser difícil determinar a causa e, portanto, o tratamento. A maioria das dores de garganta (80%) é causada por vírus e melhora sozinha dentro de 3 a 5 dias. 

Os sintomas mais comuns de dor de garganta causada por infeções virais e bacterianas são:

- Dificuldade em engolir; 

- Sensação de garganta queimada; 

- Sensação de comichão na garganta; 

- Garganta seca; 

- Sensação de nó na garganta; 

- Gânglios linfáticos inchados (estes podem ser sentidos na cavidade entre o pescoço e o maxilar). 

 

Não é possível diagnosticar uma infeção bacteriana sozinho. Para saber se tem uma infeção bacteriana, fale com seu médico. 

Deve-se ter cuidado especial com crianças entre 3 e 14 anos, pois as estatísticas indicam que têm maior probabilidade de ter uma infeção bacteriana. 

Para distinguir entre uma infeção bacteriana ou viral, o seu médico pode realizar um teste rápido que envolve fazer um esfregaço na garganta. Isso ajudará a determinar o melhor tratamento. 

Tratamento de infeções virais e bacterianas da garganta4

Como tratar uma infeção viral 

As infeções virais são combatidas principalmente pelo próprio sistema imunitário. Isto significa que apenas os sintomas podem ser tratados. Descanso e remédios caseiros, como infusões, compressas quentes e tratamentos com pastilhas e sprays para a garganta, são úteis no tratamento de uma infeção viral na garganta. Os produtos anti-séticos também ajudam a combater os germes. 

Strepsils possui uma ampla gama de produtos para ajudar a aliviar e tratar os sintomas de dor e garganta irritada. Ao primeiro sinal de dor de garganta, recomendamos Strepsils Mel e Limão Pastilhas, pois proporciona ação anti-sética e auxilia no alívio da dor. 

Se a sua garganta estiver extremamente dolorida e inflamada, Strepfen Spray e as pastilhas podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Ambos os produtos são anti-inflamatórios, aliviam a dor e reduzem o inchaço. O spray para a garganta, em particular, tem um efeito duradouro, reduzindo a dor e a inflamação por até 6 horas. 

 

Como tratar uma infeção bacteriana  

Infeções bacterianas leves podem ser tratadas da mesma forma que o próprio sistema imunitário geralmente consegue combater as bactérias sozinho. 

Em casos mais graves, os médicos geralmente prescrevem antibióticos (medicamentos desenvolvidos especificamente para combater bactérias). Confie no bom senso do médico e não exija antibióticos. Se lhe foi prescrito um tratamento com antibióticos, use-os com responsabilidade e complete o tratamento. 

O uso inadequado de antibióticos promove o desenvolvimento de resistência bacteriana e de organismos potencialmente multirresistentes (como o MRSA). 

Como prevenir dores de garganta5

Existem passos que pode seguir para fortalecer o sistema imunitário e reduzir a hipótese de vir a ter dores de garganta: 

  • Faça uma dieta equilibrada – muitas frutas e vegetais;
  • Tenha uma boa noite de sono – oito horas por dia, geralmente, são suficientes para a maioria das pessoas;
  • Faça bastante exercício – ao ar livre é melhor;
  • Tente evitar o stress - mesmo que a vida diária seja muitas vezes atribulada, tente desenvolver formas de relaxar;
  • Evite fumar de forma ativa e passiva se estiver grávida;
  • Fortaleça o seu sistema imunitário - é fácil fazê-lo com remédios caseiros, como smoothies de frutas, para aumentar as suas defesas;
  • Beba bastantes líquidos para manter a faringe lubrificada;
  • Certifique-se de que existe um bom clima interior - evite correntes de ar e garanta que existe humidade suficiente;
  • Naturalmente, e se possível, deve evitar contato próximo com outras pessoas constipadas.
  1. Ebell MH, et al. JAMA 2000;284:2912–8