Em circunstâncias normais, as dores de garganta são dolorosas e desagradáveis. Portanto, se sofre de dor de garganta durante a gravidez ou durante a amamentação, é normal sentir-se preocupada.
Durante a gravidez, o corpo está em constante mudança e há muitos aspetos novos que deve ter em consideração. As mulheres grávidas correm um risco maior de contrair uma constipação ou gripe1, uma vez que o sistema imunitário fica enfraquecido durante a gravidez. A amamentação também esgota o sistema imunitário e enfraquece-o. Um constipação durante a gravidez ou durante a amamentação não é necessariamente algo grave. No entanto, qualquer medicamento que normalmente usaria para tratar a dor de garganta pode não ser adequado para o bebé2. Portanto, há algumas questões que devem ser pensadas se tiver dor de garganta durante a amamentação.
Posso tomar Strepsils ou Strepfen durante a gravidez e durante a amamentação?
De modo geral, durante a gravidez, só deve tomar medicamentos recomendados pelo seu médico.
Produtos Strepsils: Não existem dados suficientes sobre a utilização de produtos Strepsils entre mulheres grávidas ou lactantes.
Produtos Strepfen: Não existem dados suficientes sobre a utilização de flurbiprofeno em mulheres grávidas. Por este motivo, nos primeiros 6 meses de gravidez, só deve usar pastilhas e spray de Strepfen após consultar o seu médico. Nos últimos 3 meses de gravidez, não deve usar Strepfen Spray. Como uma concentração muito baixa de flurbiprofeno (príncipio ativo), consegue passar para o leite materno, o uso de Strepfen Spray durante a amamentação não é recomendado.
Uso de remédios caseiros para tratar uma dor de garganta durante a gravidez e amamentação
Se sofre de dor de garganta durante a gravidez ou durante a amamentação, existem muitas maneiras fáceis e remédios caseiros para tratar os primeiros sinais de dor de garganta sem recorrer a nenhum medicamento.
Quando a dor de garganta está numa fase inicial, é especialmente fácil aliviar os sintomas com remédios caseiros3:
- Gargarejar com água salgada para aliviar a dor de garganta;
- Beber bebidas quentes (especialmente chás que ajudam a aliviar a dor de garganta, como chá de gengibre/camomila + uma colher de chá de mel. Atenção: a água deve estar morna. Se estiver muito quente, as propriedades benéficas deixarão de o ser);
- Beber grandes quantidades de líquidos;
- Usar humidificadores de ar;
- Inalar vapor para aliviar a dor de garganta;
- Tomar banhos quentes – ou banhos mornos se estiver grávida;
- Manter-se quente.
Mesmo que a dor de garganta não tenha desaparecido completamente depois de alguns dias, pode continuar a usar remédios caseiros para tratar a dor de garganta pelo tempo que for necessário.
Os Nossos Produtos
Como prevenir dores de garganta4:
Existem passos que pode seguir para fortalecer o sistema imunitário e reduzir a hipótese de vir a ter dores de garganta:
- Faça uma dieta equilibrada – muitas frutas e vegetais;
- Tenha uma boa noite de sono – oito horas por dia, geralmente, são suficientes para a maioria das pessoas;
- Faça bastante exercício – ao ar livre é melhor;
- Tente evitar o stress - mesmo que a vida diária seja muitas vezes atribulada, tente desenvolver formas de relaxar;
- Evite fumar de forma ativa e passiva se estiver grávida;
- Fortaleça o seu sistema imunitário - é fácil fazê-lo com remédios caseiros, como smoothies de frutas, para aumentar as suas defesas;
- Beba bastantes líquidos para manter a faringe lubrificada;
- Certifique-se de que existe um bom clima interior - evite correntes de ar e garanta que existe humidade suficiente;
- Naturalmente, e se possível, deve evitar contato próximo com outras pessoas constipadas.
