E se a garganta inflamada do seu filho piorar?

 

O que começa como uma pequena inflamação na garganta das crianças, pode vir a tornar-se pior e a justificar uma resposta mais urgente. Normalmente, é de esperar que uma garganta inflamada apareça e desapareça sem grandes problemas, mas muitas vezes pode ser o primeiro sinal de uma gripe[1].

Manchas brancas visíveis, dificuldade em respirar e dor ao engolir a sua própria saliva podem ser sinais de problemas de saúde mais graves. Se o seu filho estiver a sofrer desses sintomas, então precisa de ação imediata.

Se não tiver certeza se os sintomas que o seu filho está a sentir justificam mantê-lo em casa ou levá-lo ao médico, aprenda um pouco mais sobre eles no nosso guia abaixo.

Sintomas Persistentes

Na maioria dos casos, os sintomas podem persistir durante uma semana. Se o seu filho continuar rouco durante mais de uma semana, pode ser hora de consultar o seu médico de família[2].

Tenha em atenção estes sintomas que podem ser sinais de que a inflamação da garganta do seu filho está a piorar:

  • Dificuldade em engolir e respirar

Este é um dos sintomas mais comuns de garganta inflamada – mas lá por ser comum não significa que deva ser negligenciado. Dará conta que engolir alimentos, líquidos ou saliva passará a ser um desafio para seu filho. Para além disso, ele pode vir a queixar-se de nódulos na garganta ou de uma falta de ar persistente.

Estes são alguns sintomas indicadores de que a inflamação da garganta está a piorar. Em crianças pode ser mais grave e transformar-se numa infeção estreptocócica. Pode até vir a desenvolver-se uma erupção cutânea no pescoço e no corpo do seu filho. Caso a irritação lhe cause a sensação de lixa, verifique o aparecimento da erupção cutânea.

  • Febre alta e faringite estreptocócica

Febres acima de 38.3ºC são um sinal de que o seu filho pode ter faringite estreptocócica. Uma febre mais baixa pode indicar uma infeção viral que não estreptocócica.[3]

Se sentir que o corpo do seu filho tem uma temperatura muito elevada, consulte o seu médico de família para cuidar da situação.

  • Desidratação[4]

A desidratação é outro sintoma comum de inflamação da garganta. Mantenha seu filho hidratado, dando-lhe a beber muita água durante todo o dia. Uma desidratação grave leva a sensação de boca seca e fadiga, o que pode vir a piorar os sintomas existentes. A hidratação também ajuda a aliviar a inflamação na garganta que pode ser irritante e incómoda.

A garganta inflamada é conhecida pelos sintomas de dor, comichão ou irritação. Como resultado, o seu filho pode ter dificuldade em engolir alimentos e líquidos, o que pode contribuir para o aumento da dor à medida que a inflamação se desenvolve.

Visite um médico de imediato se os sintomas incluírem:

  • Dores de ouvido
  • Dor de cabeça
  • Dor de estômago
  • Excesso de saliva
  • Erupções cutâneas
  • Manchas e pontos brancos na parte posterior da garganta
  • Nódulos na garganta

Agora que sabe o que está à procura, deve conseguir perceber se o seu filho está a desenvolver uma inflamação mais grave do que contava. É sempre mais seguro consultar um médico para qualquer tipo de problemas de saúde, por isso, se não tem a certeza do estado de saúde do seu filho, marque uma consulta assim que possivel. Tire aqui todas as suas dúvidas sobre as pastilhas Strepsils com vitamina C , com delicioso sabor a laranja e criadas especialmente para cuidar de pequenas inflamações da garganta a partir dos 6 anos.

 

 

[1] http://www.webmd.com/oral-health/guide/sore-throat-cold-strep-throat-tonsillitis#1

[2] http://health.usnews.com/health-news/news/articles/2013/11/21/health-tip-warning-signs-of-a-serious-sore-throat

[3] http://www.webmd.com/oral-health/tc/strep-throat-symptoms

[4] http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=175317