Sendo uma substância natural, os antibióticos podem matar bactérias ou inibir a sua reprodução.
Esta foi uma descoberta que mudou o curso da medicina.
Os antibióticos são substâncias naturais produzidas a partir de microorganismos, como bactérias e certos tipos de fungos. Na luta pelo seu habitat, estes microrganismos utilizam antibióticos como armas para destruir outros microrganismos. O pesquisador escocês Alexander Fleming descobriu esta propriedade no final da década de 1920 e aproveitou-a em benefício do ser humano. Através das suas experiências, descobriu que os antibióticos também podem destruir bactérias patogénicas no corpo humano. Nomeou a sua descoberta de Penicilina: o primeiro antibiótico que conseguia tratar com sucesso uma infeção bacteriana em humanos.
As diferentes formas de como os antibióticos funcionam
Diferentes antibióticos podem ter efeitos muito diferentes nas bactérias. Isto deve-se em grande parte à forma como foram preparados.
- O efeito bactericida destrói bactérias.
- O efeito bacteriostático inibe a reprodução bacteriana de forma tão poderosa que o nosso sistema imunológico pode combater o patogénio por si só. É feita uma distinção fundamental entre antibióticos de espectro estreito, que são eficazes contra apenas alguns tipos de bactérias, e antibióticos de amplo espectro, que são eficazes contra muitos tipos diferentes de bactérias.
Os antibióticos não são prejudiciais aos humanos, pois não danificam as células humanas. No entanto, podem causar uma série de efeitos colaterais. Os antibióticos podem causar distúrbios estomacais ou intestinais, erupções cutâneas e reações alérgicas. Muitas pessoas relatam episódios de diarreia, isso ocorre porque os antibióticos lutam contra as bactérias intestinais benéficas da nossa flora intestinal, bem como contra as bactérias patogénicas que nos deixam doentes. Tomar probióticos, durante e após o tratamento com antibióticos, pode ajudar a restaurar a flora intestinal.
Se sentir efeitos colaterais com antibióticos, é sempre aconselhável consultar o seu médico ou farmacêutico. Os antibióticos podem interagir com outros medicamentos. Por esta razão, deve sempre informar ao seu médico quais outros medicamentos está a tomar, para que possa prescrever o tratamento mais adequado. Consulte o folheto informativo sobre os riscos e efeitos secundários.