Tomar qualquer antibiótico pode fazer com que as bactérias se tornem cada vez mais resistentes ao antibiótico utilizado. Isto torna então o antibiótico inútil, à medida que as bactérias desenvolvem mecanismos de defesa que lhes permitem tornar-se resistentes aos efeitos do antibiótico. Dado que existem muitas doenças para as quais os antibióticos proporcionam um tratamento que salva vidas, é particularmente importante que todos desempenhem o seu papel na redução da resistência. Os 7 pontos seguintes devem ajudá-lo a minimizar qualquer risco de infeção e a usar antibióticos de forma responsável:
1. Não insista em antibióticos
Os antibióticos não têm efeito sobre os vírus e muitas vezes não são necessários em muitos outros casos. Ouça sempre os conselhos médicos e só tome antibióticos após um exame minucioso e conforme prescrito.
2. Faça o tratamento completo
Se o seu médico prescrever um antibiótico, também lhe dirá como tomá-lo. É fundamental que siga as instruções do médico, pois a duração do tratamento com antibióticos varia dependendo da infecção e da medicação. O tratamento só terá sucesso quando o seu organismo tiver a concentração suficiente do medicamento. Se não tomar a dose necessária ou se não terminar o tratamento, as bactérias mais resistentes poderão sobreviver e resistir à medicação.
3. Não dê antibióticos a mais ninguém
Não dê os seus antibióticos a mais ninguém. O antibiótico pode não apenas não ser capaz de tratar outra pessoa e não ser adequado, mas também pode interagir com os medicamentos que ela está tomando.
4. Descarte os antibióticos de maneira adequada
Se tiver antibióticos excedentes, descarte-os de maneira adequada. A maioria das farmácias aceita de volta qualquer medicamento excedente e descarta-o adequadamente. Cuidado! Nunca descarte antibióticos na pia ou na sanita. Isso é prejudicial ao meio ambiente e estimula a resistência.
5. Lavagem regular das mãos
Lave as mãos regularmente ao longo do dia. É especialmente importante lavar as mãos depois de utilizar a casa de banho, uma vez que muitas bactérias patogénicas podem se alojar neste local.
6. Mantenha suas vacinas em dia
As vacinações necessitam de reforços regulares para manter a sua proteção. O tempo e a necessidade do reforço dependem da vacina. O seu boletim de vacinação informará quando será a próxima vacinação; se não tiver certeza, fale com o seu médico.
7. Siga as recomendações médicas
Se ainda tiver dúvidas ou incertezas, contacte o seu médico ou farmacêutico e siga os seus conselhos ao tomar antibióticos. Informe o seu médico se estiver a tomar outro medicamento. Os antibióticos podem interagir seriamente com outras medicações, o que pode causar efeitos secundários mais graves ou comprometer a eficácia da medicação.